Protecção climática e fixação de preçosUm alemão ganha, em média, 2,5 vezes mais do que um chinês, mas os chineses podem comprar muito mais bombas de calor. Um caso para a Comissão da Concorrência da UE.
O meu último boletim informativo foi sobre a casa superior de protecção climática. Muito energia solar, uma bomba de calor muito eficiente, mas foi dito muito claramente que até as pessoas pobres a poderão pagar. Dois destinatários da minha newsletter acharam isto tão escandaloso que anularam a subscrição da minha newsletter. Houve uma empresa suíça de combinação de calor fotovoltaico que me chamou a atenção em 2013 na Intersolar com preços reais suíços. Havia também a Associação Federal Alemã de Bombas de Calor, que recebia a minha newsletter desde 2010. Escrevi alguma coisa contra a bomba de calor? Não, claro que não, sou a favor da bomba de calor desde 1991. Na próxima geração do GEMINI haverá 1 a 2 bombas de calor. Ou uma bomba de calor de modo duplo ou uma bomba de calor ar-água e uma bomba de calor água-água. Então, a Associação Alemã de Bombas de Calor não deveria informar-se sobre o meu projecto? É precisamente esta questão que leva ao título da minha newsletter de hoje: "Protecção climática e preços".
Infelizmente, vivo num apartamento arrendado em que o aquecimento do chão é a gás. Houve 2 casos em que deveria ter-se tratado da substituição do aquecimento a gás. As empresas de bombas de calor que foram contactadas nem sequer acharam que valia a pena fazer uma proposta. Este projecto era só bolo e nada de cereja para eles. A bomba de calor teria sido tão mais cara do que o aquecimento a gás que os custos de funcionamento mais baixos não teriam sido capazes de a compensar em 20 anos. Mas porque é que a bomba de calor é tão cara? Porque os fornecedores são seleccionadores que preferem um mercado pequeno com preços elitistas. Quanto maior poderia ser a quota de mercado da bomba de calor se o preço fosse metade? Se a bomba de calor fosse mais barata do que o aquecimento a gás?
Tenho-o observado repetidamente, mais recentemente na Intersolar 2019: a mentalidade "O nosso produto representa um valor acrescentado para o cliente em termos de protecção ambiental, pelo que deve valer mais para o cliente, razão pela qual o tornamos muito caro". Esta mentalidade "Nós fazemos algo tão especial, por isso temos o direito de ganhar um nariz de ouro com ele o mais rapidamente possível".
Um alemão ganha, em média, 2,5 vezes mais do que um chinês, mas de que lhe serve isso para comprar uma bomba de calor? A diferença de preços das bombas de calor é tão grande que o alemão, com o seu rendimento mais elevado, pode comprar menos bombas de calor fabricadas na UE do que o chinês pode comprar bombas de calor chinesas. Poderá ser altura de a Comissão da Concorrência da UE pegar neste caso. Aqui está uma lista das coimas antitrust mais elevadas da UE.
Há 2 semanas, o projecto foi alargado para a versão XL com 98 m² de área habitável. Com isso, "Tiny" já era de facto um nome estranho. Por isso, mudei o nome do projecto para "GEMINI next Generation". 2 bombas de calor para optimização do sistema? Só se pode ter ideias destas a preços chineses.
Nos próximos 20 anos, a economia mundial triplicará, com uma redução simultânea da energia fóssil para quase zero. Mesmo que os custos da redução de CO2 através da filtragem e da separação tenham diminuído significativamente devido à actual evolução dos preços, 9 000 mil milhões de euros por ano não são comportáveis para a humanidade de hoje. Mas com um aumento de três vezes na economia global e mais reduções de custos, é acessível. Porque é que deve ser acessível? O degelo do permafrost e a libertação de gases do hidrato de metano representam uma enorme ameaça potencial para o desenvolvimento do clima. Uma pequena redução pode não ser suficiente. Mesmo uma redução de 100% nas emissões de CO2 pode ser demasiado pequena. Uma redução de 200%, ou seja, a não emissão de mais CO2 pelo homem e uma redução activa através de filtragem e craqueamento, deverá ser suficiente. É preciso criar as condições económicas para isso, e o facto de isso só poder funcionar com a criação de prosperidade global é um bom efeito secundário.
Página 1 Lista de assinaturas para imprimir, página 2 a pré-história, página 3 a 36 diapositivos da apresentação sobre os antecedentes das reivindicações. O PDF contém numerosas ligações para mais informações.
Agora que o sítio Web, a lista e a apresentação estão prontos, espero receber convites para muitos eventos de informação sobre a iniciativa parlamentar de cidadania "Libertar a avalanche de investimentos - desencadear o boom económico".
Como é que se muda alguma coisa? Fazendo alguma coisa! Neste caso, descarregue o PDF, imprima a página 1, estude as páginas 2 a 36 e comece a recolher assinaturas. |